BATE E VOLTA - BRUXELAS A BRUGES - Uma das mais belas cidades medievais em um dia!
Por: Marcos Jesus
Caminhando pouco passos partindo do Grote Markt, chega-se a outro importante ponto turístico de Bruges, por também abrigar os mais belos edIficÍos da cidade - a Praça Burg. Lá estão o prédio da Prefeitura - STADHUIS - o mais antigo da Bélgica e central do governo da cidade de Bruges por mais de 600 anos. Possivelmente um dos mais belos da cidade, essa verdadeira obra-prima foi construído entre 1376 e 1420; o notável exterior tem em suas janelas o estilo gótico, na fachada, estátuas de figuras bíblicas e é possível ver no hall, murais do século XIX. Em 1790, as estátuas originais, obras do artista Jan Van Eyck e que se encontravam nos 48 espaços a elas destinados na fachada do edifício, foram destruídas pelos moradores locais em demonstração de lealdade aos franceses - a substituição ocorreu já no século XX. Quem curte história, arquitetura e arte não pode deixar de visitar o Stadhuis e apreciar o teto de carvalho em seu interior, decorado com cenas do Novo Testamento e datado de 1402 (seis séculos!). A entrada para o museu custa 4 euros, o prédio tem acessibilidade para cadeirantes e guias de áudio.
Há mais lojas especializadas nestas delicias, variadas e com melhores preços do que em Bruxelas; aqui elas estão por todos os lados expondo e comercializando um dos mais saborosos chocolates, cuja fama percorre o mundo. Na loja da GODIVA, além da diversidade em bombons e barras, também se pode comprar deliciosos morangos banhados em chocolate nos períodos mais quentes e chocolate quente, nos mais frios.
As BEGUINARIAS, complexo de casas, jardins e igrejas, isolados e criados com a função de abrigar mulheres piedosas, leigas, que queriam devotar suas vidas a Deus. As BEGUINAS, originárias da Bélgica da idade média - mulheres católicas, sem votos públicos ou vínculo com as regras da clausura (não eram freiras e podiam sair e até se casar se quisessem), praticavam uma vida comum nos BEGUINÁRIOS, dedicando-se a cuidar dos pobres e doentes, tarefas piedosas e de caridade. Pode se circular entre as construções históricas, passear nos jardins, visitar as oficinas de artesanato e a igreja do século XIII onde são celebradas a liturgia diariamente no seu altar barroco e um orgão de 1754. Outro destaque é o MUSEU BEGUINAGE, com objetos e informações sobre o estilo solitário de vida Beguine. Para entrar no museu, ao contrário da entrada na Beguinage que é gratuíta, paga-se uma taxa. Até 1926 ainda abrigou uma pequena comunidade de Beguines e atualmente, estão ali abrigadas 25 freiras beneditinas.
O ponto de embarque é próximo à igreja de Nossa Senhora, tem duração de meia hora e o ticket que compra-se no mesmo local, custa 8 euros adultos e 4 euros para crianças de 4 a 11 anos. O passeio pelos calmos canais, cheio de árvores e belas construções medievais, possibilita a visitação dos principais pontos da cidade e observa-los sob outra perspetiva é incrível. Todos seguem sentados e mesmo com o barco cheio não deixa de ser confortável, contemplando lindas paisagens registradas em fotos maravilhosas.
Partindo de Bruxelas de hora em hora, em apenas 50 minutos de trem chega-se a Bruges, cidade medieval e uma das mais belas de toda a Europa - prepare-se para tirar lindas fotos - com suas estruturas e construções conservadas, patrimônio da UNESCO, paisagens de tirar o fôlego e dignas de cartão postal! Da principal estação de Bruxelas, a Bruxelles Midi (assim como quase todas na Europa, muito bem conectada com o Metrô e o transporte público da cidade), saem os confortáveis trens que passam por florestas, vilarejos e lagos, cruzando os 160 km que separam as duas cidades, que pela proximidade e facilidade em chegar de uma a outra, torna-se ótima opção de bate-volta.
A estação Bruxelles-Midi é partida e destino de vários trens, inclusive os internacionais operados pela Eurostar e Thalys, por exemplo, portanto, importante prestar a atenção nas telas posicionadas nas escadas que indicam os destinos das composições alí operadas. Os trens com destino a Bruges, normalmente não tem assento marcado e partem das plataformas 11 e 9 o que facilita localizar onde embarcar e para sentar-se nos trens, é só escolher entre os assentos vagos. Segue o link da companhia de trens para compras antecipadas de tickets: http://www.belgianrail.be/en/Default.aspx
Chegando em Bruges, ainda na estação de trem, é possível alugar bikes se preferir, e comprar um mapa da cidade por cinquenta centavos de euro ou um guia da cidade por dois euros e cinquenta centavos. Aqui vai um link para imprimir um mapa: https://travel.sygic.com/pt/map/bruges-mapa-turistico-em-pdf-city:4924 . Mapa ou guia nas mãos, siga as placas "Brugge Centrum" e dê início ao passeio a pé mesmo - é muito fácil percorrer a cidade e o centro histórico está a cerca de 1 km da estação - não é necessário transporte público para visitar a aconchegante e pitoresca cidade, assim como suas atrações: museus, igrejas, restaurantes, parques, a torre e lojas de chocolate - sim! são inúmeras, em número maior e preços menores até mesmo que eu Bruxelas e aqui, a dica é aproveitar, degustar e comprar os deliciosos chocolates belgas.
A seguir, dicas do que visitar em um dia de passeio pela charmosa e misteriosa Bruges, vamos?
1. GROTE MARKT E O CAMPANÁRIO
Verdadeiro símbolo da cidade, desde 958 o GROTE MARKT com suas maravilhosas construções está situado no centro da cidade e é um ponto turístico imperdível. Uma ampla praça onde se encontra o Campanário de Bruges, com 83 metros de altura e levou 200 anos para ser construído - iniciado em 1282 e concluído em 1482 - do alto da torre Belfort, tem se uma vista incrível da cidade. Para subir e enfrentar os 366 degraus até o topo, paga-se 10 euros correndo o risco de esperar algum tempo caso haja filas, já que a entrada de visitantes ao mesmo tempo é limitada e controlada.
GROTE MARKT |
Ao longo da subida, nos andares, um pouco da história da construção da torre e um carrilhão comandado por teclado, com 47 sinos. A praça que era um centro de comércio repleta de compradores e comerciantes pois Bruges era uma metrópole comercial na idade média, segue sendo o centro da vida na cidade, atualmente repleta de restaurantes, lojas de presentes, cafés, passeios com guias turísticos - os tranquilos passeios de carruagens puxadas a cavalo começam aqui.
TORRE BELFORT E CAMPANÁRIO |
Observar a arquitetura magnífica ao redor da praça com as casinhas belgas todas coloridas, umas ao lado das outras já é um presente, mas a Grote Market tem mais a oferecer: os prédios comerciais, um conjunto de telhados triangulares com toque adicional charmoso de cores e o PROVINCIAAL HOF, ou prédio do Palácio Provincial, um imponente edifício neogótico, construído em duas fases - 1887/1892 e 1914/1921 - que abriga a sede do governo provincial e aberto à visitação pública. No centro da praça, encontra-se a estátua em homenagem a Jan Breydel e Pieter de Coninck, açougueiro e tecelão, respectivamente, que lutara, no violento massacre contra os franceses - a Batalha de Guldensporenslag - entre o Exército real da França e os rebeldes do Condado de Flandres, na guerra Franco-Flamenga, no início do século XIV. É possível encontrar alguns museus interessantes na praça como o Bruges Historium - https://www.historium.be/en - com uma incrível viagem ao período medieval. Para saber sobre horários de visita e preços atualizados dos ingressos para a torre e o Campanário, visite: https://www.visitbruges.be/en/belfort-belfry
Dica: antes de sentar-se nos café e restaurantes, certifique-se dos preços: os restaurantes na praça costumam se caros e ter baixa qualidade, uma verdadeiro "pega turista". Em frente ao Campanário, você encontra barraquinhas que vendem as famosas almondegas com batatas fritas, ótima opção para um lanche rápido.
PROVINCIAAL HOLF - Palácio Provincial |
2. PRACE DU BURG - STADHUIS E BASÍLICA DO SANGUE SAGRADO
A Basílica do Sangue Sagrado, fica escondidinha ao lado do prédio da prefeitura de Bruges, alí mesmo na Praça Burg. Independente de sua crença, não deixe de visitar essa igreja católica apostólica romana, um belo templo com sua arquitetura incrível - a fachada é em estilo gótico e não lembra as igrejas católicas tradicionais. Este importante templo religioso de Bruges, é dividido em duas capelas: No térreo, a capela Saint-Basile, construída no século XII (1128-1168) em estilo Romanesco, e no andar superior, a Capela do Sangue Sagrado, em estilo neogótico e onde fica exposta a relíquia do sangue sagrado. A capela Saint-Basile, única inteiramente preservada na região, encanta por sua simplicidade com uma nave central e duas laterais, paredes repletas de símbolos, imagens, alguns túmulos e o Santo Graal também simbolizado.
Para acessar a Capela do Sangue Sagrado, construída no século XV, é só subir as escadas contemplando os vitrais que são de 1845 representando os reinados dos Duques de Flandres, Borgonha e Império Austríaco. A capela é de conservação ímpar, linda decoração e paredes em tons dourados, afrescos e imagens. O Sangue Sagrado é uma relíquia que chegou em 1150 e é exposta diariamente em uma ampola de vidro, pois acreditam ser o sangue sagrado de Jesus. A visitação à ambas as capelas é grátis e funcionam das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas. Para visitar a Sala dos Tesouros com variadas obras religiosas e de arte, paga-se 2,50 euros.
Saint-Basile |
No mini shopping ao lado da Basílica há uma boa diversidade de lojas, um café bem aconchegante, o Ter Steeghere - a pedida é o capuccino com waffle feito na hora. Para os apreciadores de cerveja, a loja de cervejas Struise (https://struise.com) é uma boa pedida, com excelentes rótulos de produção na região.
3. PONTE SÃO BONIFÁCIO
Construída em 1910 com peculiar estilo arquitetônico, que lhe dá ares de mais antiguidade, esta pequena ponte é uma das partes mais românticas de Bruges, proporcionando uma linda imagem da parte antiga da cidade. Atravessar a ponte e a visita, vão render ótimas fotos.
4. IGREJA DE NOSSA SENHORA
A torre de 115 metros de altura da ONZE LIEVE VROUWEKERK ou igreja de Nossa Senhora, destaca-se no horizonte de Bruges, mas já em seu interior, o destaque são para os sepulcros datados do século XIII, o túmulo da duquesa de Borgonha, várias obras de arte, pinturas e a escultura "Madonna e a Criança", obra de Michelangelo. Aberta a visitação, o ingresso na igreja custa seis euros.
5. VISITANDO MUSEUS EM BRUGES
O GROENING MUSEUM, um dos principais da cidade, abriga obras-primas e uma das coleções mais bonitas do mundo em exposição, oferecendo a quem o visita, uma visão variada das artes plásticas belga, com destaque para pinturas flamengas mundialmente renomadas e obras de referência na história da arte da Europa. Telas neoclássicas, obras de mestres renascentistas, barrocos, artistas cpmo Jan Van Eyck, Hans Memling, Hugo Van Der Goes e Gerard Davis e acervo de obras-primas de expressionistas flamengos. Os horários de funcionamento são das 9;30 às 17:00 horas, de segunda a domingo, entre 18/5 e 31/12, para entrar, os preços são 12 euros para adultos, 10 euros acima de 65 anos e jovens acima de 25 anos. Mais informações podem ser obtidos no site: http://www.museabrugge.be
O FRIETMUSEUM vai dar respostas a perguntas como "de onde vem a batata frita?" ou, "a batata frita é invenção da Bélgica?" , junto com o chocolate e as cervejas, a batata frita é um dos três ícones culinários da Bélgica e sua história pode ser conhecida neste museu, localizado no Saaihalle, uma das mais antigas edificações de Bruges. A história da batata e sua chegada à Bélgica, os diferentes condimentos e ao final da visita, no porão do edifício, degustação de batatas fritas nas adegas medievais. Os responsáveis por sua criação, são as famílias Cédric e Eddy Van Belle, criadores ainda do Choco-Story, museu do chocolate e do Lumina Domestica, museu da iluminação doméstica. Saiba mais em: http://www.frietmuseum.be/en/
O CHOCO STORY, é um mergulho na história do chocolate, no universo e cultura do cacau e sua transformação! Há 5000 anos, os grãos cacau foram consumidos em templos Maia, chegaram à Europa, foram usados na corte Francesa do Século XVII e no início do século XX, passam a ser utilizados na Bélgica. Demonstração, degustação e guia de áudio estão disponíveis e incluídos na visita. Preços de ingressos: adultos - 9,50 euros, euros acima de 65 anos, 8,50 euros. Crianças e professores não pagam. Saiba mais, visite o site do museu: https://choco-story-brussels.be/
Há museus fascinantes em Bruges, o que daria uma postagem só para isso! Aqui sugerimos alguns, mas ainda existem os históricos, o museu do diamante, os dedicados ao folclore, antigos hospitais, museu da cerveja com degustação, museu da tortura e tantos outros.
6. CHOCOLATE
Há mais lojas especializadas nestas delicias, variadas e com melhores preços do que em Bruxelas; aqui elas estão por todos os lados expondo e comercializando um dos mais saborosos chocolates, cuja fama percorre o mundo. Na loja da GODIVA, além da diversidade em bombons e barras, também se pode comprar deliciosos morangos banhados em chocolate nos períodos mais quentes e chocolate quente, nos mais frios.
Outras dicas para compras e degustação são a Pierre Marcolini Haute Chocolaterie que tem café, sorvetes e chocolates dos mais variados - na Markt e funciona das 10:00 às 19:30 horas. A Dumon, chocolates artesanais que seguem a tradição com produção local, tem mais de um endereço na cidade, a da Walstraat 6 abre diariamente das 10:00 às 18:30 horas. A Leonidas tem uma linha deliciosa de praline, sorvetes, bombons, trufas, chocolate em barras, tablets e serviço de cafeteria, - consulte os endereços no site (ver em abaixo em referências). Todas deliciosas, que fazem a boca salivar só de lembrar! Vale a visita.
DICA: Quer degustar deliciosos chocolates belgas e não gastar muito, entre em um supermercado, vá na seção de chocolates e aproveite os preços super em conta dessas iguarias. Na Grote Mark você encontra um Carrefour Express.
7. CERVEJARIA
Nos supermercados também existe uma variedade grande de cervejas da Bélgica, mas estando em Bruges, não dá para deixar de fazer um tour por uma das mais famosas marcas de cerveja local: a HAlVE MAAN, fundada em 1856 e produtora da Brugse Zot, Straffe Hendrik. Oferecem dois tipos de visita guiada, quando se descobre tudo sobre cerveja: 45 minutos de visita, 12,00 euros por adulto, 6,00 euros por criança de 6 a 12 anos e grátis para os menores de 6 anos. O tour é repleto de objetos e informações sobre o lugar e termina em degustação de uma Brugse Zot Blond. Optando pelo Tour XL, tem-se acesso a uma edição especial e maravilhosa, cheia de dicas, informações e ao término da visita, sessão de degustação com três diferentes cervejas de sabores ricos. Essa opção custa 21,00 euros por pessoa, incluindo a degustação e duração de 90 minutos. Opções de cervejas não filtradas, almoço e jantar estão disponíveis no salão de cerveja com vista para os canais. A cervejaria fica em Walplein 26 - Bruges, consulte o site abaixo, nas REFERÊNCIAS.
DICA: anualmente acontece o Festival de Cerveja de Bruges, o "BRUGES BIER FESTIVAL - BBF", no mês de fevereiro. A edição de 2020 contou com 600 rótulos na e a de 2021 ainda não está definida por conta da Covid-19. veja um vídeo da edição de 2018: https://vimeo.com/248647795
8. MINNEWATER PARK e o LAGO DO AMOR
O MINNIWATER é parque bem arborizado e tranquilo, ótimo para passeios românticos pelos caminhos de terra ou só para relaxar, vale a pena caminhar e apreciar a paisagem, atravessar a ponte, tirar fotos ou observar o entorno que parece uma pintura. Logo ao sair da estação de trem, na parte sul da cidade, já se avista o parque cujo nome tem origem em uma história de amor lá do período romano. Neste parque há o LAKE OF LOVE, ou LAGO DO AMOR, cercado por uma natureza exuberante que vive cheio de cisnes que por ali circulam. Há uma lenda local que os casais que atravessarem a ponte sobre o lago, viverão um amor eterno.
9. BEGIJNHOFS - AS BEGUINARIA DE BRUGES
Próximo ao parque, a cerca de 15 minutos a pé do GroteMarkt, encontra-se um conjunto de construções dos mais conservados da Bélgica, patrimônio da UNESCO e erguido em 1245. Trata-se da BEGUINARIA DE BRUGES (BEGIJNHOFS), uma das atrações mais visitadas: área com muito verde, casinhas brancas com fachadas voltadas para as grandes árvores e vista para o pátio cheio de narcisos.
10. PASSEIO DE BARCO - BOOTEXCURSIES GRUUTHUSE
QUANDO IR A BRUGES
Temperaturas médias/mês em graus Centígrados
Janeiro - mínima 2, máxima 7 Fevereiro - mínima 2, máxima 7
Março - mínima 3, máxima 10 Abril - mínima 5, máxima 13
Maio - mínima 8, máxima 16 Junho - mínima 11, máxima 18
Julho - mínima 13, máxima 21 Agosto - mínima 13, máxima 21
Setembro - mínima 11, máxima 19 Outubro - mínima 8, máxima 15
Novembro - mínima 5, máxima 10 Dezembro - mínima 2, máxima 7
Março, o mais seco do ano, mesmo com a incidência de alguma neve - e abril quando a temperatura chega até os 18 graus Centígrados durante o dia, mas tem noite muito frias (até 2 graus negativos). Chuvas mais frequentes entre os meses de outubro, novembro e dezembro, quando os dias são mais curtos e as temperaturas mais baixas e inverno mais intenso nos meses de janeiro e fevereiro, quando pode se alcançar temperaturas negativas de até -5 graus Centígrados em média.
Cada estação tem seu charme em Bruges, suas lindíssimas paisagens e particularidades. No outono, as chuvas são mais presentes, os ventos mais fortes e as folhagens amarelas tornam o cenário especial. Se sua escolha recair sobre este período, não esqueça de uma capa de chuva ou bom casaco impermeável. No verão, os preços de hospedagem sobem muito e se resolver passar a noite na cidade, prepare o bolso. Paciência vai ser outro ítem importante, já que a cidade costuma ficar cheia nessa época do ano. Caso opte por ver e sentir mais de perto o frio da Europa, Bruges é opção para curtir o inverno e obter ótimas fotos, sem contar que nos meses que antecedem o natal, acontecem os mercados de natal no centro, na Praça do Mercado, com variedade de cervejas belgas, pista de patinação, doces, waffles, chocolate quente e artesanatos, ótimos para compras natalinas. Lembre-se que o frio é intenso e leve roupas adequadas, pois há inclusive, o risco de neve.
ONDE FICAR
Caso sua opção seja ficar em Bruges uma noite, tenha em mente que os preços, vão depender muito da época em que lá estiver e de qual hospedagem escolher e
para reduzir este custo, a sugestão é reservar com antecedência e estadias durante a semana, evitando os finais de semana quando os preços tendem a ser maiores e as ofertas e promoções menores e ainda, hotéis um pouco mais afastados do centro histórico, mas que não são, necessariamente, mais afastados da cidade. Veja opções em torno de 80 euros.
Homenagem a Jan Breydel e Pieter de Coninck |
- ACADEMIE HOTEL BRUGES - Wijngaardstraat 7/9, 8000 Brugge, Bélgica. Site: https://www.hotelacademie.be/
- GRAND HOTEL CASSELBERG - Hoogstraat 6, 8000 - Brugee - Bélgica - Site: https://www.grandhotelcasselbergh.be/
- FLANDERS HOTEL - Langestraat 38, 8000 Brugges, Bélgica site: https://www.hotelflanders.com/
- VELOTEL BRUGGE - Handboogstraat 1B, 8000 Brugges, Bélgica site: https://www.hotelvelotel.com/
DICA FINAL: Adquirindo na recepção dos museus da cidade o MUSEA BRUGGE, cartão que permite a entrada em 14 estabelecimentos e vale por três dias, tem se acesso aos principais museus de Bruges, incluindo o Campanário e a igreja de Nossa Senhora, resultando em sensível economia. Se for daqueles que não perde um bom museu, vale a pena pagar os 20,00 euros ou 15,00 euros (quem tem de 12 a 25 anos) pelo passe que vale por três dias e dá direito a entrada sem pagar por nada a mais.
REFERÊNCIAS
muita informação boas para minhas proximas viagem.
ReplyDeleteNão conheço Bruges e a cada linha que meus olhos foram passando foi surgindo a vontade de estar lá. Meus museus,suas praças, suas casas de chocolate e o trem, me lembrou a infância. Que lugar encantador. Se o que descreveu reverte a cidade na íntegra, não poderei deixar de incluir no meu próximo roteiro a Europa assim que a pandemia acabar. Obrigada por mostrar essa linda cidade.
ReplyDeleteLugar lindo , cidade aconchegante, vale demais conhecer !!
ReplyDelete